Memorial do Convento

Preenchimento de lacunas

Completa os espaços com os articuladores de discurso apropriados.

   Baltasar      Bartolomeu      códigos      caricatura      herdeiro      históricas      ilícita      intelectual      inventor      máquina      mundo      necessidade      oposto      relação      romance      Saramago   

O padre Lourenço é o do clero da época: académico e que tem dúvidas, é um que sonha com uma fantástica.
A subversão conhece o seu grau mais elevado no tratamento das grandes figuras históricas. Ao contrário do que acontece no romance histórico de Scott e Tolstoi onde Maria Stuart, Luís XI ou Kutusov são figuras inesquecíveis de recorte epocal, pessoal e humano, em
as figuras perdem a sua grandeza histórica e são pintadas com as cores da . São exemplos máximos o rei e a rainha, meros instrumentos da nacional em produzir um .
A subversão é ainda transgressão na forma de tratamento das personagens
e Blimunda que assumem, no fundo, o centro do romance ao contrário do que o leitor poderia esperar a partir das páginas iniciais, nas quais Mafra e o casal real se perfilam como núcleo da narrativa.
A
entre Baltasar e Blimunda está fora de todos os , nomeadamente os sociais da época, tornando-se este par um símbolo da transgressão e de mensagem para fora do seu tempo e para todos os tempos. O casal é instituído em comunhão com o universo numa ligação amorosa e desviante, sem cânone ou regra de época, alcançando num espaço sem igual uma perfeição que não é deste . (...)
Este magnífico
é mais uma prova do exercício literário de subversão na escrita transformado em escrita de subversão. A inovação e a transfiguração dos processos narratológicos abrem-nos os sentidos para uma consciência nova em níveis existenciais e literários.

Luís M. O. Cardoso,

“José Saramago, um Prémio Nobel Levantado do Chão: uma escrita de subversão na subversão da escrita”

 

Adaptado de "http://stortomas.no.sapo.pt"

Joaquim Matias da Silva

Voltar Tente novamente

 

 

 Páginas visitadas