Camilo Castelo Branco
Fernando Pessoa
José Saramago
Sttau Monteiro
Outros
José Saramago
 

MEMORIAL DO CONVENTO - Sequências narrativas

 

Capítulo

SEQUÊNCIAS NARRATIVAS Págs.

XIV

 

* O Padre Bartolomeu regressa de Coimbra, agora já doutor em cânones e assume, na corte, o estatuto de fidalgo capelão do rei, passando a viver nas varandas do Terreiro do Paço (página 165).

 

* O rei pergunta ao Padre Bartolomeu se um dia verá voar a máquina, ao que o padre respondeu afirmativamente: "Saiba vossa majestade que a máquina um dia voará, Mas estarei cá para ver, Viva vossa majestade nem tanto quanto viveram os antigos patriarcas do Testamento velho, e não só verá voar a máquina, como nela voará" (página 166).

 

* Domenico Scarlatti dá uma lição de música (cravo) à infanta Maria Bárbara - "Está a menina sentada ao cravo, tão novinha, ainda não fez nove anos e já grandes responsabilidades lhe pesam sobre a redonda cabeça...." (página 166). À lição assistem as majestades, as aias, os camaristas, as açafatas e os eclesiásticos.

 

* Finda a lição, todos se retiram, exceto o músico Scarlatti e Bartolomeu de Gusmão. Em conversa, este último dá conhecimento do projeto da passarola ao músico – "e no salão de música apenas ficaram Domenico Scarlatti e o Padre Bartolomeu de Gusmão" (pág. 167).


* Scarlatti começa a interessar-se pelo projeto da passarola, sendo apresentado a Baltasar e Blimunda, na Quinta do Duque de Aveiro, em S. Sebastião da Pedreira – "se com isso não perturbar o trabalho de Baltasar e Blimunda, trarei para cá um cravo e tocarei para eles e para a passarola, talvez a minha música possa conciliar-se dentro das esferas com esse misterioso elemento" (pág. 173).

 

* Baltasar, o padre e Blimunda formam a "trindade terrestre", sendo que Blimunda é, nessa trindade, o Espírito Santo - "Quanto ao espírito, Esse seria Blimunda, talvez seja ela a que mais perto estaria de ser parte numa trindade não terrenal" (página 176).

 

* Baltasar, Bartolomeu e Scarlatti têm, os três, curiosamente, 35 anos; Blimunda tem 28 (página 176).

 

* O padre Gusmão, ensaia o sermão, subordinado ao tema "Et ego in illo", que será proferido no dia do Corpo de Deus  - dúvidas que o assolam sobre o Deus trino (página 179).

JMS

 

 

165-180

 

Escrito e publicado por

Joaquim Matias da Silva

Voltar

 

© Joaquim Matias 2008/2014

 

 

 

 Páginas visitadas